Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Ibama conclui, em dezembro, curso de combate à biopirataria

Ministrado a agentes ambientais federais e servidores do Instituto, a capacitação teve como focos o patrimônio genético nacional e a proteção dos conhecimentos tradicionais.





Com o objetivo de ampliar o combate à biopirataria, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveu o Curso de Fiscalização e Proteção dos Recursos Genéticos e Conhecimento Tradicional Associado (CFPRG), concluído em dezembro. Os agentes ambientais federais foram capacitados a atuarem na proteção do patrimônio genético nacional e do conhecimento tradicional associado.

A capacitação foi realizada pela Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) do Instituto, em parceria com o Centro de Educação Corporativa do Ibama, com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Durante as aulas, foram abordados assuntos pertinentes à fiscalização de instituições públicas e privadas que realizam pesquisas e desenvolvimento tecnológico envolvendo a biodiversidade brasileira, com foco no combate ao acesso indevido ao patrimônio genético nacional e na proteção dos conhecimentos tradicionais, em respeito aos povos indígenas e comunidades tradicionais.

Mais de 160 servidores foram formados nos módulos básico e intermediário do curso – realizados de forma on-line e que também contou com conteúdos voltados para a fiscalização ambiental de instituições que exercem atividades com organismos geneticamente modificados – e 61 servidores concluíram o módulo avançado da atividade, realizado de forma presencial.

Foram capacitados, além dos agentes ambientais, servidores que atuam no processo sancionador ambiental e servidores de entidades parceiras como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério Público Federal (MPF).

A capacitação foi realizada com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF ABS e GEF Pro-Espécies) e teve apoio de instituições que utilizam regularmente o patrimônio genético nacional.

Assessoria de Comunicação do Ibama

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

APP Online

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site