Consolidados como espaços de convivência, integração familiar, e qualificação profissional, os Complexos Sociais Mais Infância atenderam 15.176 pessoas, em 2022, nas unidades dos bairros João XXIII e Cristo Redentor, em Fortaleza; e do município de Barbalha, no Cariri. Vinculados à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), os equipamentos promoveram centenas de ações e atividades lúdicas, esportivas, culturais e de lazer, com cursos de artes, de dança e música para comunidades do entorno e de municípios vizinhos, além de qualificação profissional.
No ano passado, mais de oito mil jovens e adultos participaram de cursos profissionalizantes em 18 tipologias laborais, nos segmentos de culinária e gastronomia, informática, robótica, manutenção de celular, marketing e empreendedorismo digital, cabeleireiro, alongamento de cílios e depilação, dentre outras. Enquanto isso, crianças e adolescentes participaram de atividades de arte, esporte e cultura; e adultos e idosos interagiram em aulas de coral, música, ritmos, karatê, muay thai, jiu-jitsu, futsal, voleibol, basquete e capoeira.
A titular da SPS, Onélia Santana, destaca a importância dos espaços que congregam todas as gerações. “Os Complexos Sociais Mais Infância são equipamentos com uma dinâmica diferenciada, que busca reunir e integrar as famílias, a comunidade. Eles são espaços de convivência, de apropriação do espaço público pela comunidade. Estamos muito felizes em termos inaugurado, em dezembro de 2022, a terceira unidade de Fortaleza, no bairro do Curió”, ressalta.
Integração familiar
A família de Sônia Martins, 55, é usuária assídua dos projetos sociais ofertados no Complexo Cristo Redentor. A instalação da unidade no bairro, mudou a rotina de todos, abrindo novos horizontes a partir das atividades produtivas e culturais ofertadas. “Eu já fiz vários cursos, de confeitaria, informática, de planilhas e estou fazendo outro de salgados. Minha neta fez cursos de ballet e hip-hop e meu esposo, de violão e desenvolvimento humano. Aproveitamos todas as oportunidades que o Complexo oferece. Esse espaço é muito bom pra comunidade, é 100”, declara, agradecida.
Os Complexos Mais Infância são estruturados para atender com qualidade, de forma integral e integrada, toda a família, com atividades que promovem autonomia, formação cidadã, protagonismo juvenil e desenvolvimento humano na comunidade. Busca também difundir a cultura da alimentação saudável e nutricional, bem como oferece orientações sobre o plantio e manuseio de hortaliças e plantas medicinais.
“Esses equipamentos oportunizam a participação das famílias de forma integral, em diversos serviços, cursos e atividades de cultura, arte e esportes. Estimulam e fortalecem o entrosamento familiar e comunitário, e promovem a inclusão social nos bairros, além de aproximar a população das políticas públicas do Estado”, acrescenta a orientadora da Célula de Programas e Projetos, Verônica Maciel.
Novos Cursos
Neste mês, as atividades do ano se iniciam com abertura de mais 850 vagas, em novos cursos, na Capital. No Complexo do Curió estão sendo ofertadas 340 vagas: no Cristo Redentor, 260; e na unidade do João XXIII, outras 250 vagas. As capacitações são nas áreas de robótica, informática, inclusão digital, marketing e empreendedorismo digital, bolos e salgados, e de manicure, pedicure e design de sobrancelhas.
Complexo Mais Infância João XXIII
Endereço: Rua Araguaiana, 77, Bairro João XXIII – Fortaleza
Complexo Mais Infância Cristo Redentor
Endereço: Rua Camélia, 450, Bairro Cristo Redentor – Fortaleza
Complexo Mais Infância do Curió
Endereço: Rua Paulo Freire, s/n – bairro Curió
Complexo Mais infância de Barbalha
Endereço: Av. Antônio Correia Saraiva, s/n, Bairro Santo Antônio
0 comentários:
Postar um comentário