Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Ematerce treina produtores de caju da região de Jaguaribe-CE

 

Legenda:O Assessor de Fruticultura da Ematerce, Engenheiro Agrônomo, Egberto Targino, treinando vinte técnicos e produtores de caju da região do Jaguaribe-CE.

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará –  Ematerce – escritório de Alto Santo- CE, coordenado pelo técnico Bento Araújo Sousa, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura  e o Agente Financeiro do Banco do Nordeste – BNB – promoveram uma capacitação técnica sobre a  cultura do caju.

O evento aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro de 2022,  para 20 técnicos e produtores  de Alto Santo -CE, Potiretama- CE, Iracema- CE, Jaguaribe- CE e Ererê- CE. O treinamento objetivou preparar as unidades produtoras de caju para  as negociações, visando a implantação de um projeto de assistência técnica,  sob a responsabilidade da Ematerce. Caberá também à Ematerce a elaboração dos projetos de custeios, para dois grupos de produtores de caju dos municípios de Alto Santo – CE e Potiretama – CE.

Legenda: Os vinte técnicos e produtores de caju participantes de treinamento, em Alto Santo – CE.

É importante que os técnicos estejam preparados tecnicamente para atenderem as demandas e as expectativas dos produtores beneficiados. Daí a importância desta capacitação. Na ocasião, participou como palestrante o Assessor de Fruticultura da Ematerce, Egberto Targino Bomfim que escolheu como conteúdo deste primeiro módulo, os temas a seguir, para apresentação e discussão junto aos participantes: A cajucultura vista no mundo, no Brasil e no Ceará; o que plantar e escolha da área, análise, preparo e correção do solo; espaçamento, adubação de fundação e plantio, cuidados no pós-plantio; alguns aspectos da botânica e fenologia do cajueiro; qualidade da muda a ser plantada e qual o melhor clone e; adubação mineral, orgânica e foliar.

No segundo dia do evento, o grupo visitou o casal de produtores e também participantes do treinamento,  proprietários da Fazenda Queiroz, Marcos e  Kátia. Trata-se de uma fazenda muito bem administrada e estruturada, que gera 30 empregos diários, somente na exploração do caju anão precoce e do caju comum. A área explorada com caju é de 200 hectares, em diversas fases de desenvolvimento.

A estimativa para o ano de 2022 é produzir em torno de 90 toneladas de castanha e 810 toneladas de pedúnculo, que serão vendidos às indústrias da região, ao preço de R$ 0,50/quilo, sendo a outra parte de pedúnculo, aproveitada para produção de ração para os animais. A castanha está sendo vendido, na região, ao preço de R$ 6,50/quilo. Os resultados são animadores pois, somando com a venda do pedúnculo torna-se um negócio atrativo, servindo como referência para os produtores da região.”

ematerce.ce

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

APP Online

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site