Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Izolda entrega unidade de conservação Parque das Águas

 Durante a manhã de ontem, 13, o governo do Ceará entregou a unidade de conservação (UC) estadual do Parque das Águas. O local foi criado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) e fica localizado no entorno do sistema hídrico Pacoti, Riachão e Gavião.




Esta é a 37ª UC do Ceará, corresponde a uma área de 9.836,72 hectares e abrange aproximadamente 6 municípios tais como Itaitinga, Horizonte, Pacatuba, Pacajus, Guaiúba e Aquiraz. De acordo com o Poder Público, a UC deve servir para proteger os recursos hídricos que abastecem toda a região metropolitana de Fortaleza. “Isso aqui é uma proteção importantíssima para todo um sistema hídrico que abastece mais de 4 milhões de pessoas”, detalhou a governadora do estado, Izolda Cela, durante a assinatura do decreto.

O Parque das Águas também está conectado ao corredor ecológico do Rio Pacoti, que liga duas áreas de proteção ambiental (APA), a da Serra de Baturité e a do próprio Rio Pacoti. Por isso, a Gestão Estadual acredita que se formará uma espécie de “cinturão verde” no entorno dos três açudes. “Quando se fala em água, se fala em vida, saúde, bem-estar, em condição de prosperar a vida humana e também tudo que está relacionado a ela”, explicou Izolda.
A nova unidade conta com um investimento total de R$ 1.631.392,92 e lá devem ocorrer atividades que vão desde pesquisas científicas e educação ambiental, até atividades recreativas que incentivem o turismo ecológico. “Isso que estamos fazendo no estado, em diversas áreas, é uma referência para o nosso país”, pontuou o titular da Sema, Artur Bruno.

De acordo com ele, até o fim do atual governo, há expectativa de que outras 5 UCs sejam entregues. “Nós aumentamos em praticamente 50% as unidades estaduais. Até o final do ano a ideia é chegar a 41 ou 42 unidades de conservação, nós vamos praticamente duplicar as UCs estaduais”, afirma. Bruno explica ainda que o parque é grandioso, tendo uma área de quase seis vezes o tamanho do Parque Estadual do Cocó. “Com certeza será um grande cordão verde em torno da área metropolitana de Fortaleza, uma área de proteção integral”.
O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, afirmou que, ao criar a UC do Parque das Águas, preserva-se todo o meio ambiente da região metropolitana para as gerações futuras.

É importante destacar que a referida área é reconhecida por ter elementos ecológicos relevantes para a conservação da biodiversidade da caatinga e de espécies ameaçadas, raras e endêmicas. No local também é possível perceber a presença de morrotes, açudes e da própria vegetação, características que juntas contribuem para conter processos de urbanização nas regiões próximas dos açudes e para um maior controle de perdas de cobertura florestal.

Ascom
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

APP Online

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site