Se você gosta de conhecer novos lugares e também desfrutar de ambientes diferentes, culturais e que ainda possua um toque de culinária, em Fortaleza, o Complexo Gastronômico da Sabiaguaba possui essa essência e atrai diferentes tipos de públicos com programações e comidas bem diversificadas.
Inaugurado em março e aberto ao público em julho de 2022, o Complexo da Sabiaguaba tem atraído o público e vem favorecendo o turismo ambiental em Fortaleza. O espaço possui uma excelente estrutura gastronômica para atender os cearenses e os turistas que visitam o local, sem contar, que a vista do ambiente é um verdadeiro espetáculo natural a céu aberto. O equipamento é público e é administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA),e também faz parte do Parque Estadual do Cocó.
Com esse novo projeto, o patrimônio cultural e natural da região da Sabiaguaba passou a ser ainda mais valorizado. Nele, podemos notar três subdivisões: o Polo Gastronômico Tradicional, o Polo Cultural Memória e Natureza, e o Polo de Ecoturismo e Educação Ambiental. Com isso, o local oferta diversos serviços à população como lazer, memórias, artes, preservação, educação ambiental entre outras atividades.
Ao todo, o espaço possui 2,5 hectares e 17 quiosques com produção e comercialização de alimentos, onde todos eles possuem cozinha, área de preparação, fogão, refrigeradores e freezers. No andar superior, ainda é possível notar uma área de passeio onde o público pode desfrutar de uma bela vista do mangue e do Rio Cocó, sem contar, das imensas e belas dunas da Sabiaguaba que leva o nome do bairro.
Solayne Carneiro, 30, supervisora de trade, já visitou o local mais de uma vez, segundo ela o conhecimento é incrível e relata como é a experiência de estar presente e mais próximo a natureza. “Após a inauguração, já visitei este lugar diversas vezes. Trabalho aqui próximo e confesso que aos finais de semana, costumo sempre vir. Trago minhas amigas, pessoas novas e faço questão de apresentar o lugar, aqui é fascinante. Adoro ver o pôr do sol e ultimamente esse lugar tem sido o meu preferido. Não só porque é um lugar próximo, mas pelo ambiente, as pessoas, o aconchego, a proximidade que temos junto a natureza e o atendimento e a energia das pessoas que aqui habitam, é marvilhoso”, concluiu.
Além da gastronomia e do contato com a natureza, o espaço abrange uma outra temática que é bastante presente no lugar. A cultura! Artistas como Isaac Cândido, Ricardo Guilherme e os Os Muringa, costumam realizar apresentações que levam a música e o teatro a se fazer mais presente, ou seja, o espaço também é lugar de uma programação cultural bastante variada.
O Secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, destacou a importância e o quanto o lugar será produtivo para os nativos da região. “Estamos realizando um sonho dos permissionários da Sabiaguaba. Aqui temos uma comunidade com uma belíssima história para contar, e a partir de agora, poderemos oferecer o melhor da nossa gastronomia, respeitando e cuidando do meio ambiente, e em constante evolução”, conclui o secretário.
Tiago Andrade, 39, empreendedor e morador da região, comenta como foi o processo e a participação no projeto. “Quando anunciaram a criação desse lugar aqui no bairro, eu não acreditei. Imaginei logo que ia demorar anos e mais anos para que o projeto saísse do papel. Graças a Deus, fui surpreendido! Ao longo de sua construção realizei meu cadastro e desde então, comecei a realizar alguns cursos que foram promovidos para as pessoas que obtiveram a permissão de trabalhar no local, nesses cursos, o empreendedorismo e a educação ambiental foram destacados. Recebemos também aulas de capacitação e gerenciamento de negócios, além da gastronomia social. Estou feliz com essa fase, com essa inovação em nosso estado. Aqui tem muito o que oferecer e melhorar o meu estilo de vida, da minha esposa e dos meus filhos”, afirma.
Por Ismael Azevedo














0 comentários:
Postar um comentário