O evento foi solicitado pelo vereador Prof. Enilson, e realizado em parceria com o Conselho Estadual de Juventude do Ceará (CONJUCE).
O evento foi solicitado pelo vereador Prof. Enilson, e realizado em parceria com o Conselho Estadual de Juventude do Ceará (CONJUCE).
A Câmara Municipal de Fortaleza sediou, na manhã dessa quinta-feira (19/01), a palestra “Políticas Públicas para Juventude, Participação Social e Desenvolvimento”, que foi ministrada pela gestora pública e ex-conselheira nacional de juventude, Karoline Mendez. O evento foi solicitado pelo vereador Prof. Enilson, e realizado em parceria com o Conselho Estadual de Juventude do Ceará (CONJUCE). O evento, que aconteceu no Auditório Ademar Arruda, celebrou o retorno das atividades do CONJUCE e sua relação com a Câmara Municipal.
O presidente da Câmara, Gardel Rolim, disse que sua gestão terá como mote principal, abrir as portas da Câmara para discutir temas importantes para a cidade e para o Estado. “Nós vamos fortalecer inclusive um braço importante, que é a Escola do Parlamento, que será âncora para trazer todos esses debates aqui para Câmara. Hoje, estamos inaugurando esse tempo, discutindo politica pública sobre juventude. Estão aqui presentes pessoas experientes de todos o país, discutindo esse tema. Hoje temos um percentual grande em Fortaleza de jovens que não estudam e não trabalham, e nós precisamos discutir uma politica pública que possa incluí-los num caminho que de dignidade”, avaliou.
O vereador Enilson disse ser muito importante esse evento acontecer no Legislativo Municipal, organizado pelo CONJUCE, com a participação de várias autoridades ligadas às políticas para a juventude, “além de autoridades, vereadores e deputados jovens de outros estados, temos aqui também muitos jovens que vieram conosco discutir politicas públicas para a juventude. Sabemos que Fortaleza e o Estado do Ceará são referências em políticas públicas de Juventude para o Brasil. Muito importante também esse evento ser realizado na Câmara, que é a Casa do Povo, onde essas politicas são discutidas e podem se tornar leis,” ressaltou.
Segundo a presidente do CONJUCE, Kilvia Cristina Teixeira, a escolha da Câmara para sediar o encontro decorreu da relação que mantém com o presidente da Casa, Gardel Rolim e com o vereador Professor Enilson, que ofereceu acolher o evento nesse momento de início da gestão, “o Conselho Estadual da Juventude do Ceará estava desativado há 8 anos, e no final do ano passado nós tomamos posse, após todo processo eleitoral, que ocorreu no decorrer do ano. Então resolvemos abrir esse ano com uma palestra para a juventude, com o foco na trajetória de todas as PPJ’s. Porque muitas vezes os jovens não conhecem a trajetória da maior política de juventude do mundo, que é a do Brasil. Pensamos em iniciar o ano convidando pessoas que fizeram o marco da luta pela juventude no Brasil, e hoje temos visitantes de várias partes do Brasil, como do Rio Grande do Sul, de Brasília, de Roraima, Tocantins, Rio de Janeiro, que lutaram e consolidaram as PPJs no Brasil”, frisou.
A palestrante Karoline Mendez, vice-presidente do Instituto LA VIE destacou que na palestra foram tratadas as politicas públicas para a juventude, oportunidade em que trouxe um recorte de todo período dos avanços no país, “falamos desde as primeiras leis e arcabouços jurídicos que fortaleceram esse período, isso para resgatar esse processo e poder pensar e elaborar questões para o fortalecimento de novas políticas públicas para a juventude. O Conselho Estadual da Juventude do Ceará tem um papel importante que é consolidar, ampliar e principalmente fazer chegar a todos os jovens a importância das políticas públicas e as lutas que trouxeram vitórias até o presente momento”, observou.
Projetos
O secretário da Juventude do Município, Davi Gomes, por sua vez, afirma ser benéfico a Câmara Municipal receber projetos e iniciativas que tratem sobre a juventude, como é o caso desse encontro que é iniciativa do Conselho Estadual da Juventude. “Temos feito um trabalho na Secretaria da Juventude, nos últimos dois anos, no sentido de ampliar esse atendimento. Nossa política acontece em Fortaleza há quase 15 anos, e nos últimos dois anos temos ampliado. São mais de meio milhão de jovens já atendidos nos últimos dois anos com projetos inovadores, como o Bolsa Jovem, o Juventude na Onda, que são programas que vêm atender os anseios da juventude, que sofreu mais, após a pandemia, com falta de empregos, oportunidades e com a violência. Nós tentamos minimizar esses problemas com projetos e programas que de fato venham mudar a vida dos jovens”, frisou.
Já o secretário de Esporte do Estado, Rogério Pinheiro, destaca que o evento tem grande importância. “É sempre bom lembrar que o estado do Ceará é um grande pioneiro e vem realizando politicas públicas muito fortes. O ex-governador Camilo Santana foi um forte financiador das políticas para a juventude e tem grande preocupação com o segmento. E essa prioridade teve continuidade com o atual governador Elmano Freitas, que desmembrou a secretaria, criando uma específica para a juventude. Essa nova secretaria, ao lado do conselho, vai ampliar as politicas para a juventude para o Ceará,” pontuou.
A secretaria da Juventude do Ceará, Adelita Monteiro, disse ser uma honra, estar iniciando um novo ciclo de politicas da juventude no Ceará. Segundo ela, o governador Elmano tem o compromisso de priorizar a juventude. “Um dos primeiros atos dele, foi criar a Secretaria da Juventude para fortalecer as PPJs e fazer com que a juventude tenha mais oportunidades e possa estar em sua potência, iluminando, ainda mais, o destino do nosso Estado. A juventude é extremamente talentosa e o Ceará vem numa continuidade de avanços nas políticas para esse segmento, mas o governador Elmano tem humildade em dizer que podemos avançar ainda mais. Estamos numa transição, eramos uma coordenadoria e hoje somos uma secretaria e esperamos poder atender as expectativas e realizar os projetos para atender o segmento”, destacou.
Participando da palestra, o jovem Lucas Brito, gestor da Rede Jovem do Ceará, formada por jovens vivendo com HIV/Aids. Disse ter sido uma experiência gratificante participar do evento, principalmente por ter destacado os projetos e informado sobre as politica públicas criadas para os jovens, “necessitamos e precisamos participar desses momentos para poder solicitar e trocar experiências. Os jovens precisam estar envolvidos nessas discussões”. Concluiu.
O evento contou, ainda, com Palestra sobre a consolidação das PPJs no Brasil – SINAJUVE, com Assis Filho e uma mesa de debate com o tema “Trajetórias e perspectivas”. Participaram do momento também: Francisco de Assis Costa Filho, ex-secretário nacional de Juventude da Presidência da República, ex-presidente nacional da Juventude do MDB e coordenador Nacional de Núcleos do MDB; David Barros, ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude, ex-secretário estadual de Juventude do Ceará; Edglei Alexandre, ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude; Neilson Marques, GT de Juventude do Governo de Transição e Conselheiro Nacional de Juventude; Jonathan Hora, presidente do Conselho Estadual de Juventude de Sergipe; Lucas Souza, deputado estadual de Roraima; Francisco Carlos Filho, vereador de Nossa Senhora do Socorro/SE e Norton Soares, vereador de Restinga Seca/RS e Presidente Nacional da Juventude do MDB.
Fotos: Érika Fonseca
0 comentários:
Postar um comentário