A secretária de Planejamento e Gestão, Maria Dias Cavalcante, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), abriu, na manhã desta quarta-feira (30), no Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó, reunião do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CRBC). Ela agradeceu e enfatizou a importância do comitê, “instituído com o objetivo de promover a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e o conhecimento científico do Bioma”. Na pauta do encontro, um balanço das atividades do ano e os desafios colocados para 2023.
Também participaram da reunião, ocoordenador do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente (SEMA/Semace/Funcap) professor Luiz Ernesto Arruda Bezerra e a advogada e professora Tarin Mont’Alverne, coordenadora do projeto Mudanças Climáticas, no contexto do Cientista Chefe. Na ocasião, a bolsista Mariana Gianiaki, do programa, fez uma apresentação sobre o “Processo de Construção do Plano Bioclima Ceará”. Durante o debate foi levantada a necessidade da interlocução com a Assembleia Legislativa para o fortalecimento do projeto.
Saiba mais
Também participaram do encontro representantes das seguintes instituições: Embrapa; IBAMA; Secretarias do Desenvolvimento Agrário (SDA), dos Recursos Hídricos(SRH), do Meio Ambiente (SEMA); Sistema FIEC; Fundação Bernardo Feitosa e Fundação Cepema. O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga foi instituído em 2004, por meio do Decreto 27.434 com o objetivo de promover a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e o conhecimento científico do Bioma Caatinga. O Comitê tem caráter consultivo e funciona como um órgão colegiado de apoio ao Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga (CNRBC).
0 comentários:
Postar um comentário