Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Ciclone, frente fria e risco de granizo; confira a previsão do tempo

Além disso, chuvas e rajadas de vento estão previstas para boa parte do país.


O tempo deverá ser fechado em diversas áreas do Brasil nesta quinta-feira (6). Em boletim, a Climatempo aponta que fenômenos como ciclone extratropical e frente fria devem aparecer. O mesmo, aliás, tende a ocorrer com rajadas de vento e acumulados de chuva. Além disso, há risco para queda de granizo em alguns pontos do país.

+ La Niña vai se manter até 2023, afirma meteorologista

O ciclone extratropical está previsto para atuar sobre a região Sul, por onde será responsável pela formação de uma nova frente fria e um corredor de umidade. Com direito a temporais e também com a chegada da frente fria, parte do Sudeste ficará em alerta para a ocorrência de rajadas de vento e quedas de granizo.

Queda de granizo ainda é aguardada para três das quatro unidades federativas do Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Nordeste, enquanto o interior terá tempo firme e seco, o litoral contará com chuva fraca. Por fim, a região Norte será impactada por muito sol e pancadas de chuva — sobretudo no Acre, no Amazonas e em Roraima.

Previsão com ciclone, frente fria e risco de granizo

frio e chuva - nova frente fria

Foto: Pixabay

Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do país. As informações são da Climatempo e válidas para esta quinta-feira (6).

  • Sul

O risco de temporais aumenta no Paraná, em Santa Catarina e por todo o Rio Grande do Sul. Isso devido à atuação de um ciclone extratropical. Toda a região fica em atenção para o risco de chuva forte a temporais, volumosa e persistente, além de granizo. Venta bastante ao longo do dia e as temperaturas ficam amenas.

Ou seja: o sistema de baixa pressão avançará do Paraguai sobre a região Sul. Assim, evoluirá para um ciclone extratropical e formará uma nova frente fria. Além disso, um corredor de umidade e cavados meteorológicos ajudarão a aumentar as chuvas tanto pelo Sul, quanto Sudeste e Centro-Oeste na quinta-feira (6), com possibilidade de rajadas de vento de mais de 70 quilômetros por hora (km/h), raios e acumulados bem elevados.

  • Sudeste

Uma mudança no padrão da circulação de ventos, mais o avanço de uma forte frente fria, aumenta novamente a chuva em São Paulo, com todo o estado ficando em alerta para temporais, queda de granizo, rajadas de vento de mais de 60 km/h e acumulados elevados.

granizo 3

Foto: Twitter/reprodução

Chove forte no período da tarde no Triângulo Mineiro, no sul de Minas Gerais e em boa parte do Espírito Santo. Acumulados altos também no centro-oeste do Rio de Janeiro. No litoral norte fluminense, contudo, o tempo será firme.

  • Centro-Oeste

Os temporais voltam a ganhar força até com queda de granizo em Mato Grosso do SulGoiás e Mato Grosso. A chuva acontece ao longo do dia, de forma persistente e tem risco para transtornos. A sensação ainda é de abafamento em grande parte da região.

  • Nordeste

Chove fraco por toda a costa leste e norte da região, mas sem grandes alertas. O interior nordestino segue sem mudanças no tempo. Dia de sol, calor, tempo firme e muito seco. A umidade relativa do ar continua em atenção.

  • Norte

AmapáTocantins e boa parte do Pará ficarão sem chuva nesta quinta-feira. As demais áreas da região, no entanto, continuam sem mudanças significativas no tempo. Ar abafado, muito sol e pancadas de chuva forte, principalmente no Amazonas, no Acre e em Roraima.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

APP Online

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site