Clique aqui na imagem e ouça a Web Rádio ao vivo

Pages

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Safra de soja do Brasil deve alcançar 151,8 mi t em 2022/23

O presidente da Datagro, Plinio Nastari, disse que até o fim da década o Brasil pode colher até 200 milhões de toneladas de soja.

presidente da Datagro, Plinio Nastari, disse, na abertura do evento Datagro Abertura de Safra de Soja, Milho e Algodão, que até o fim da década o Brasil pode colher 170 milhões a 180 milhões de toneladas de milho e 200 milhões de toneladas de soja.

Nastari afirmou ainda que só será possível agregar valor à produção se o Brasil tiver regulações que permitam certificações, citando o Renovabio.

A ação foi realizada por auditores fiscais federais agropecuários do serviço de inspeção de produtos de origem vegetal.

O Mapa informa que não é possível divulgar o nome das marcas fiscalizadas durante a apuração do processo administrativo.

Irregularidades nos sucos

As irregularidades apontadas na operação incluem a adulteração das bebidas elaboradas, substituindo parte da matéria-prima por outras fontes exógenas aos da fruta.

Além disso, em uma das fábricas, também foram constatadas nas bebidas a presença de aditivos alimentares da classe dos conservadores, sendo que na rotulagem do produto destacava a ausência de aditivos.

Em outra, foi verificado o uso do aditivo alimentar da classe dos edulcorantes (substâncias que possuem poder adoçante maior que o do açúcar comum), proibido em sucos.

Das quatro fábricas, três já responderam a processos recentes pela prática de adulteração das bebidas elaboradas, sendo constatada a continuidade da prática, o que caracteriza a reincidência.

Confirmados os resultados de fraude, os estabelecimentos serão autuados por adulteração de bebidas, conforme regulamento da lei 8.918/94.

Além da inutilização dos produtos, tem-se como sanção a aplicação de multa que pode chegar a R$ 117.051,00 por lote fraudado.

Suco proibido

Os produtos apreendidos estão proibidos de serem comercializados até que sejam emitidos os novos laudos de análise.

“As empresas fechadas estão proibidas de comercializar qualquer produto até que as práticas irregulares sejam sanadas e aprovadas pelo Mapa, após nova avaliação. As ações buscam a proteção da cadeia produtiva, visando a justa concorrência e disponibilização de produtos seguros e conformes ao consumidor”, explica o chefe do Serviço Regional de Operações Avançadas de Fiscalização e Combate a Fraudes, Kleber Basso.

Para retomar as atividades, as empresas precisam implementar sistema de controle para garantir a qualidade e identidade dos produtos elaborados, bem como a rastreabilidade de cada lote produzido, conciliando com as matérias-primas e insumos utilizados.

https://youtu.be/VauEs1gcnsA


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

As Mais Lidas do Site

Mudas Frutíferas

Sebrae

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Blog do Rogério Gomes

Olhar Munipal com Fábio Tajra

Acordeon para iniciantes

Tempo Agora em Fortaleza

APP Online

Ouça no Rádios Net

Total de visualizações do Site